“Nada é. Tudo está.”

18/02/2011

Chá Verde


A Camellia sinensis é uma planta medicinal, de onde se extraí o Chá-Verde (Green Tea), Chá de Oolong (Oolong Tea), Chá-Preto (Black Tea), Chá-Branco, Cha, Chá, Kukicha e Bancha. Pertence a família Theaceae. A Camellia sinensis cresce em condições ideais em selvas localizadas em ponto altos, sob intensa chuva e terra fértil.
Atualmente, o chá em suas diversas formas (Chá Preto, e mais popularmente, o Chá Verde) é a bebida mais consumida em todo o mundo depois da água. Um fator a se considerar é que a cor do chá não influencia nas suas propriedades medicinais, vez que o próprio chá verde, extraído da planta Camellia sinensis, cresce em condições ideais em selvas localizadas em ponto altos, sob intensa chuva e terra fértil, no entanto, dependendo da forma de preparo, também pode ser um chá negro e até mesmo um chá branco. Para preparar o Chá-Verde, as folhas são aquecidas para prevenir a fermentação. O poderoso Chá de Oolong (Oolong Tea) é fermentado parcialmente. O Chá-Preto é secado e é fermentado. Esses são os processos que ocasionam essa grande variedade de sábores entre chás verdes e chás pretos. Todos os chás podem ser tomados amargos ou doces. O Chá-Verde e o Chá de Oolong costumam ser tomados frios, enquanto o Chá-Preto se toma quente. O Kukicha é feito dos ramos e o Bancha é feito dos ramos e das folhas mais velhas.
Pesquisas indicam que o Chá-Verde possui propriedades como analgésico, antibacteriano, antioxidante, antitumor, adstringente, descongestionante, diaforético, diurético, imunoestimulante, nervino e hesmostático. Dentre seus principais usos, destacam-se a prevenção, combate e tratamento de alergias, arteriosclerose, asma, resfriados, congestão, tosse, depressão, diarréia, infecções digestivas, disenteria, fadiga, ressacas, hepatite, colesterol alto, enxaqueca, perda de dentes e tumores.
Pesquisas indicam que beber um pouco de chá-verde frequentemente reduz os riscos de contrair câncer de estômago. Um dos fatores que faz com que o chá previna a perda dentária, é que ele combate diretamente o estreptocco, a enzima responsável pela forma da placa. O Chá Verde tem propriedades antitumor e imunoestimulantes. Em estudos de laboratório, foi mostrado que Chá-Preto possui propriedades antioxantes, mas, ao misturar com leite, as propriedades antioxidantes e antitumor dos chás podem ser inativadas. Beba o chá depois de uma refeição com muitas gorduras para reduzir os riscos de doenças arteriais.
A Camelia sinensis também pode ser usada topicamente para o tratamento de olhos inchados, queimaduras de sol e feridas. Coloque uma compressa de bolsas de sachês de Chá-Preto já usadas em olhos inchados, picadas de insetos e queimaduras de sol para reduzir a inflamação. Faça uma compressa de Chá-Verde para em feridas que estejam sangrando.
O Chá-Verde é composto de cafeína, teofilina, teobromina, taninos (polifenóis, catequinas), flavonóides (canferol, quercetina), gorduras, vitamina C, fluoreto. Evite em casos de hipertensão e evite doses grandes durante a gravidez e amamentação.
O Chá é considerado uma bebida divina, tanto que a Camellia sinenses foi chamada de Thea, palavra grega para deusa. Antigamente, a Camellia sinensis era chamada de Thea sinensis.

Veja abaixo os artigos relacionados a todos as propriedades existentes no chá verde:

Chá Verde – Green Tea – Benefícios

Baseado em muitos estudos recentes alardeando as vantagens de beber chá verde, vejamos uma lista dos maiores benefícios do chá verde: perda de peso, longevidade, melhoria da memória e função cognitiva, redução dos níveis de colesterol, controle dos níveis de açúcar do sangue, redução da pressão arterial, ação estimulante. Por milhares de anos, as pessoas têm conhecido de muitos benefícios de saúde do chá verde.

Chá Verde Emagrecedor – Termogênico

O chá verde queima as gorduras naturalmente, vez que contém concentrações altas de polifenóis de catequina. A catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos. O chá verde também faz com que carboidratos sejam liberados lentamente, enquanto previne aumentos acentuados de insulina no corpo. Além disso, o excesso de energia que o corpo absorve em forma de açúcares e gorduras é armazenado no corpo em forma de células gordas.

Chá Verde: Polifenol – Polifenóis

O chá recupera as células envelhecidas da pele, previne várias doenças cardíacas e auxilia inclusive no combate ao câncer. O polifenol reativa as células da pele que estão morrendo, isso porque as células que chegam a superfície da pele começam a trabalhar com um metabolismo mais lento e se preparam para morrer, em um processo que dura cerca de um mês, até que sejam substituídas por outras células. Porém, quando o polifenol atua sobre tais células epidérmicas, as mesmas se reativam, fabricando adenina e produzindo maior energia.


Chá Verde: Antioxidante Natural – Antioxidantes

O EGCG, presente no chá verde, é um potente antioxidante. O Galato (EGCG), é pelo menos 100 vezes mais eficaz que a vitamina C e 25 vezes mais eficaz que a vitamina E. Proteger as células dos danos ao DNA, onde acredita-se estar ligado ao câncer, doenças cardíacas e outras doenças graves. Este antioxidante tem duas vezes os benefícios do resveratrol, um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, película de uvas pretas e no vinho tinto.

O Poder Estimulante do Chá Verde

O chá verde contém cafeína, que uma vez ingerida em quantidades moderadas, estimula todos os órgãos do corpo. O chá verde tem um efeito particularmente forte sobre o sistema nervoso central, coração e fígado. Essa reação estimulante é ainda mais acentuada quando se está com sono ou cansado. Uma xícara de chá verde ou até mesmo de café vai ajudar a despertar a mente no período da manhã ou até mesmo após um longo período sem dormir





Chá Verde: Hipertensão Arterial – Pressão Arterial

O Chá Verde previne o aparecimento da aterosclerose, vez que controla a pressão arterial dos vasos sanguíneos e regulariza o sistema vascular. Estudos demonstraram que a catequina do chá verde impede a ação da ECA (enzima conversora de angiotensina) e suprime a produção da angiotensina II. Ele também demonstrou que a administração de catequina em ratos hipertensos poderia limitar o aumento da pressão sanguínea desses animais.

Dicas Para Tomar o Chá Verde
- Para conservar todas as suas propriedades, guarda o chá em um lugar fechado, escuro, fresco, seco e arejado.
- O ponto ótimo da água para preparar o chá, quente ou gelado, é quando a agua começa a ferver
- Quando for beber um chá quente, deixe o saquinho de chá dentro da água por um período de 3 a 5 minutos
- Quando for beber o chá gelado, deixe o saquinho dentro da água por um período de pelo menos 5 minutos.


Nenhum comentário: