“Nada é. Tudo está.”

29/11/2010

Oligoterapia

Imagem retirada do Site Google
Proposta de atendimento e/ou tratamento terapêutico que visa à promoção do bem-estar do indivíduo em sua totalidade, ou seja, no âmbito físico, social, mental, espiritual e ambiental. Assim podemos definir as terapias holísticas, tão em moda nos dias de hoje. De acordo com os princípios da terapia, o ser humano não pode ser visto por partes, mas sim de forma contextualizada.
A oligoterapia é uma dentre as várias terapias holísticas. Trata as doenças através da administração de pequenas quantidades de minerais para suprir as necessidades orgânicas do indivíduo. Age por intermédio dos oligoelementos, que são metais ou metalóides, responsáveis pela catalisação das reações químicas que se processam, constantemente, em todos os seres vivos.
Os estudos dos oligoelementos foram feitos na França nos anos 30 pelo médico Jacques Menetrier, um pesquisador da homeopatia. Começou a fazer altas diluições com metais, o que permitia que a terapia fosse feita sem apresentar nenhum efeito secundário.
A oligoterapia é considerada uma terapia suave, pois trata o doente e não a doença, por intermédio do equilíbrio de sua energia vital. Um organismo equilibrado consegue reagir, por si mesmo, às agressões do meio ambiente, sejam elas de qualquer origem.
Os oligoelementos catalisam a formação de enzimas, hormônios e vitaminas, substâncias indispensáveis para o bom funcionamento de nossos sistemas digestivo, endócrino, circulatório, respiratório, nervoso e imunológico. Cada metal tem funções específicas e agem para produzir ou estimular a produção de determinadas substâncias. “Só para citar um exemplo, o cobre age, especificamente, sobre uma enzima chamada tirosinase, que estimula a produção da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele e dos cabelos”, afirma.
O método funciona mais como terapia preventiva ou, como é mais conhecida na Europa, como terapia das funções, pois “trata o doente e este reage à doença, desde que não haja nenhuma lesão já instalada. Doenças graves, como as degenerativas precisam da ajuda da medicina tradicional”. É muito utilizada para equilibrar organismos com problemas emocionais que acabam sendo somatizados, afetando a saúde da pessoa.
Os resultados podem ser notados em poucos dias de tratamento, sem qualquer efeito colateral, uma vez que são utilizados elementos conhecidos e que apenas serão repostos no organismo. ”A oligoterapia visa, em primeiro lugar, o equilíbrio energético e nunca a doença que é tratada pela medicina tradicional. Um organismo perde sua energia, quando seus metais estão em desequilíbrio. E energia é vida”.

Fonte: Recebido de um internauta

Nenhum comentário: