“Nada é. Tudo está.”

31/10/2010

ESSÊNCIAS do Dr. Bach para Crianças - Parte II

Grupo da Incerteza ou Insegurança


Cerato – É a que, apesar de já ter escolhido seu brinquedo numa lija, fica perguntando a todos se acham que escolheu certo; ou que numa prova responde tudo a lápis e fica apagando ao ver que o colega do lado fez diferente da sua.

Scleranthus – É a que desde pequena, mostra dificuldades na escolha de um brinquedo, de um alimento, de uma roupa ou de uma cor. Com os amiguinhos, muitas vezes demora para começar a brincar, porque não consegue decidir qual será a brincadeira.

Gentian – É a que diante de qualquer dificuldade, por menor que seja, fica triste e desmotivada. Por exemplo: quando tira uma nota baixa, quando perde um brinquedo, quando não pode ir a uma festa ou passeio, quando fica doente.

Gorse – Não é comum encontrarmos uma criança tipo Gorse, porque a esperança faz parte de sua natureza pura. No entanto, em uma situação de separação dos pais, ela entra num estado de tristeza e desânimo muito grande, achando que nunca mais será feliz novamente, perdendo a esperança de que seus pais se reconciliem. Ou numa reprovação escolar, entra num abatimento tão grande, que perde a vontade de tentar novamente.

Hornbeam – É aquela que deixa tudo pra fazer mais tarde, como as tarefas escolares, tomar banho, vestir o pijama, escovar dentes ou arrumar seu quarto, por se sentir muito cansada e sem energia para tanto. Todavia, se um amigo a convidar para brincar, a energia voltará imediatamente. Quando adolescentes são cansados, desorganizados, acomodados, sempre reclamando de fazer as tarefas. Seu lema é “que tudo venha a mim”. Tem dificuldade de acordar e levantar pela manhã.

Wild Oat – É a criança insatisfeita, que começa muitas coisas como brincadeiras, coleções, modalidades esportivas, livros e larga pela metade por perder o interesse. Sonha com um brinquedo, fica ansioso até conseguir, mas o encanto é efêmero e logo o encosta, começando a buscar algo novo, que lhe de mais prazer.

Nenhum comentário: