“Nada é. Tudo está.”

02/09/2010

Massagem Terapêutica

massagem terapêutica é um conjunto de técnicas de massoterapia, que baseia-se na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo humano de forma a eliminar a fadiga, criando sensações agradáveis e estimulando as defesas do organismo.
Os massagistas utilizam as mãos para encontrar e tratar de problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Essa técnica também é utilizada para tratamento de pessoas que já tiveram ataques cardíacos e é ideal para alíviar o stress e pode até ajudar no tratamento de doentes mentais.
Os efeitos da massagem se dão em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos. E ainda se diferenciam de acordo com a intensidade da massagem, se for rápida têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante. Se for lenta têm efeito calmante e relaxante. Ela também atua em todo o corpo auxiliando na renovação celular e ajudando na circulação e irrigação dos órgãos e tecidos.
Benefícios
- A massagem pode agir sobre a circulação, primeiramente pelo efeito mecânico auxiliando a circulação e posteriormente pelo reflexo da contração das fibras musculares lisas que mantém a tonicidade dos vasos sangüíneos.
  - A massagem desobstrui os poros da pele, pois, remove a sua camada superficial, e ainda tem uma ação calmante tornando a pele mais fina e elástica.
- Quando feita no abdômen ela tem como efeito a concentração dos elementos formadores da urina, assim eliminando as substâncias tóxicas.
- Já no sistema nervoso a massagem tem vários benefícios dependendo da maneira que é feita, pode ser sedativa e calmante, mas também estimulante excitando nervos sensoriais e motores.
- Pode ser também feita para aumentar a absorção e eliminação de gorduras
É importante frisar que a massagem terapêutica não deve ser feita por qualquer pessoa e sim um profissional com vasta experiência no campo e conhecedor da anatomia humana. Porque uma massagem feita corretamente traz benefícios ao corpo, mas se feita de qualquer maneira acaba tendo conseqüências desagradáveis.

Nenhum comentário: