“Nada é. Tudo está.”

05/09/2010

Antioxidantes naturais

O poder medicinal das ervas aromáticas e especiarias
AÇAFRÃO: antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.
ALCARÁVIA: digestivo, estimulante.
Uso: pães, batatas, cogumelos, pato, ganso, sopas, recheios e vegetais.
AIPO OU SALSÃO: digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético.
Uso: sopas, minestrone e salpicão.
ALECRIM: digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico. Uso: carnes e massas.
ALFAVACA ou MANJERICÃO CHEIROSO: digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais.
Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.
ALHO: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue. Uso: carnes, aves, molhos em geral e refogados.
BAUNILHA: estimulante, afrodisíaca e digestiva.
Uso: perfumar bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores.
CANELA: digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.
Uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).
CARDAMOMO: antioxidante, estimulante e digestivo. Uso: pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas. 

CEBOLA: antioxidante e digestiva.
Uso: pratos salgados. 

COENTRO: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite. Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães. 
COMINHO: diurético, auxiliar no tratamento de gases. Uso: molhos, cremes, peixes, carnes, assados, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.
CRAVO-DA-ÍNDIA: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol. Uso: doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e chutney.
CURRY: é feito com até 65 tipos de especiarias diferentes. Estimulante e digestivo. Uso: culinária indiana, arroz
.
COLORAU DOCE OU PAPRIKA:
Dá cor aos alimentos, mas também confere um aroma delicado. É usado em pratos de batata, couve-flor, peixes e carnes assados, vários molhos, tempero de azeitonas e cenouras de conserva, barrar queijos e presuntos, pois ajuda a conservar.
ERVA CIDREIRA:
Utilizam-se as folhas inteiras em ponches e bebidas com frutas. Ou em sopas e saladas.
ESTRAGÃO:
Esta erva é famosa pela sua aplicação no frango, manteigas, molhos, ovos e peixe, mas também pode ser usada na carne e peças de caça e em temperos de saladas.
ERVAS FINAS:
Esta mistura de ervas , geralmente de estragão, salsa, cebolinho e cerefólio, é usada em omeletes e tortas salgadas.
FUNCHO:
As folhas são uma boa guarnição para legumes e pratos de peixe. Os caules secos são muito eficazes para servir de base a peixe, enquanto se grelha.
GENGIBRE:
Na confecção de cremes, biscoitos, compota de ameixa, de tomate verde e laranja, pêras cozidas, bem como em diversos pratos asiáticos. Pode conservar-se em vinagre. Fresco e esmagado é bom nas saladas. Cristalizado é uma guloseima e enriquece sobremesas de chocolate e gelados.
HORTELÃ:
É muito boa espetada num assado ou num estufado de borrego. Picada fica bem em sopas de creme ou almôndegas. Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos de Verão em calda. É muito boa em saladas de fruta.
LOURO:
Ficam particularmente bem em peixe e com caça e com feijão. Também pode ser usado, finamente picado, em molhos de natas e ovos. Nos cremes doces, faz-se uma infusão das folhas em leite quente, antes de levar ao lume, Ao cozer batatas, pode adicionar umas folhas na água.
MANJERICÃO:
É bom para dar sabor ao tomate, e é também misturado em saladas e em diversos molhos, sendo o mais popular o pesto italiano.
MANJERONA:
Esta erva deve ser adicionada sempre antes de servir a comida. É boa adicionada a frango estufado ou a sopa de legumes.
NOZ MOSCADA:
Apura o sabor do purê da batata, o peixe e molhos. É usada para polvilhar pudins de leite, como o pudim de arroz, mas também é um condimento para pratos com abóbora, espinafres e massa e é muito boa combinada com queijo e em todos os purês de legumes.
ORÉGANO:
Liga bem com carne, frango, legumes, queijo e ovos. E nas Pizzas fica uma delicia.
SALSA:
Muita salsa picada um pouco de alho esmagado e azeite é um bom acabamento para pratos de peixe e carne grelhados. Também pode ser frita e servida com peixe, ou para fazer molhos. E é sempre bonita para decoração e em saladas fica sempre bem.
SALVA:
É uma erva muito boa para tomate, alho e azeite, a salsa é ótima quando utilizada com carnes gordas, como a de porco ou pato, ou com fígado. Fica bem com carne estufada com tomate, assim como em pratos quentes com queijo. Muito boa para recheios.
TOMILHO:
É maravilhoso com borrego, mas também com porco, frango, peixe e ovos.

Nenhum comentário: