“Nada é. Tudo está.”

22/09/2010

10 dicas para controlar as porções

hand_tray



Para controlar a alimentação, perder peso, ou manter a boa forma, um passo muito importante é aprender a arte de ‘porcionar’, isto é, criar porções com a quantidade correta de alimento; nem mais, nem menos. Muito do consumo excessivo de calorias é causado simplesmente pelo olho grande – cozinhar, servir ou comprar mais do que o necessário. Vão aqui algumas dicas que podem ajudar a se controlar na hora das refeições:

1. Divida as sobras.
Ao invés de usar um único recipiente para guardar o que restou de uma refeição, divida-o em recipientes menores. Assim, quando você for pegar alguma coisa na geladeira, encontrará uma porção menor e suficiente para reaquecer. Dividir as sobras na geladeira pode te ajudar a limitar seu consumo de forma prática.
2. As saladas são bem-vindas.
Comer salada antes do almoço ou do jantar pode te ajudar a não comer demais, pois diminui o apetite e satisfaz mais rapidamente.
Não há necessidade, é claro, de comer montanhas alface. Além disso, pode-se também juntar à salada grãos, como milho e ervilha, ou outra coisa que a deixe mais saborosa.
3. Porcionar os petiscos
Quando for comprar algum petisco, prefira sempre as embalagens pequenas, ou divida os pacotes grandes em pacotes menores.
4. Dividir suas refeições
Uma alimentação ideal deve abranger 6 refeições durante o dia. Por isso, tente não sobrelotar seu prato apenas durante o almoço e o jantar. A cada 3 horas, faça um intervalo e coma alguma coisa. Divida sua alimentação em pequenas refeições.
5. Mantenha distância da Segunda-Rodada
Não sirva as refeições em tigelas e potes grandes, tente evitar colocar panelas à mesa, onde é mais fácil encher o prato para uma segunda rodada. Lembre-se que muitas vezes é preciso de um tempo até você se sentir satisfeito. Antes de comer mais, dê uma pausa para respirar – talvez a vontade passe.
6. Dê importância à diversidade
Dê mais importância às saladas e grãos. Você vai se sentir mais satisfeito e ganhar mais vitaminas e fibras. Experimente sempre fazer pratos diferentes, para deixar as coisas interessantes.
7. Divida
Sempre que possível, divida sua porção de alimento. Se estiver no trabalho, por que não dividir aquele prato enorme com seu colega? Em um restaurante, divida seu almoço antes mesmo de começar a comer e Voila! Você já tem um jantar!
8. Nada de TV na hora de comer
Hora de comer é hora de comer. A TV distrai e tira a concentração do alimento, o que faz a pessoa comer mais sem notar nem quanto, nem o que está comendo. Por isso, nada de petiscar em frente à TV ou ao computador.
9. Use um padrão
Aprenda a saber, só de olhar, a quantidade certa para cada refeição. Você também pode usar panelas e louças como referência para cozinhar e dividir suas refeições. Atenha-se sempre a esse padrão.
10. Trate-se bem
Não se esqueça, por fim, de sempre se tratar bem! Em uma alimentação saudável nada é proibido. Claro, tudo com muita moderação e bom senso.

Nenhum comentário: