“Nada é. Tudo está.”

21/08/2010

Amaranto: O rei entre os cereais!


O amaranto foi um vegetal muito usado na época pré-colombiana e agora está sendo redescoberto. É um arbusto com folhas grandes e espigas onde se concentram as sementes, a parte mais usada desse vegetal.

A ótima notícia é que estudos recentes mostraram que sua semente possui uma proteína capaz de, quando digerida, inibir a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo, além de reduzir o seu nível.

Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio, é especialmente indicado para portadores da doença celíaca já que é totalmente isento de glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, sendo uma ótima opção para a dieta.


Conheça as propriedades funcionais:

É uma planta originária do Peru e apesar de não ser muito conhecido e consumido no Brasil, sua pequena semente é uma ótima fonte de proteínas, cálcio e zinco.

Possui vitaminas e minerais e está ao lado dos alimentos mais nutritivos, devido ao seu grande valor nutricional e de proteínas, possuindo até alguns nutrientes (como a lisina e metionina) em maior quantidade que o arroz e feijão.

Ele se torna indispensável na sua dieta. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca, o que pode ser uma ótima opção para lanches intermediários e  para crianças que têm dificuldade em aceitar vegetais.

Muitos trabalhos comprovaram que esse “cereal” (na verdade o amaranto, botanicamente, não é considerado um cereal) tem o poder de diminuir os níveis de colesterol total.  Estudos feitos pela universidade de São Paulo constataram que o amaranto tem vários efeitos benéficos no organismo:

Capaz de melhorar a nutrição e qualidade de vida da população e, por ser muito rico em fibras (tem uma porcentagem maior que o milho, o trigo e a aveia), contribui para o bom funcionamento do intestino, além de dar saciedade, reduzindo a fome.

"100g de amaranto tem a mesma quantidade de fibras de 4 fatias de pão integral ou 8 barrinhas de cereal comum".

De acordo com o professor José Alfredo Gomes Arêas, coordenador do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da FSP, o amaranto tem grande potencial nutritivo.

"A semente possui cerca de 15% de proteínas, que tem uma qualidade comparável à do leite e superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão", afirma. "O amaranto também é rico em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais."

Seus benefícios não param por aí: a FAO (Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação) considera o amaranto a melhor proteína de origem vegetal do planeta.

No mercado, já existem muitos produtos com amaranto em sua composição: Barrinha de cereais, farinhas, o próprio grão para ser consumido como aperitivo e até em flocos.

Sua farinha pode ser usada em receitas de bolos, pães, tortas e biscoitos, sendo uma ótima opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) e para as pessoas que estão em dieta desintoxicante.

Fonte: Usp.com.br

Composição Nutricional
Em relação à composição do grão de amaranto, este apresenta 15% de proteínas, 7% de lipídeos, 13% de fibra alimentar, 52% de amido e 3% de resíduo mineral fixo. Destacam-se ainda os teores de cálcio (177mg/100g) e de ferro (17,4mg/100g).

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: