“Nada é. Tudo está.”

12/07/2010

Argilas


O uso da Lama medicinal foi muito divulgado na década de setenta, caiu em desuso, mas agora veio pra ficar, porque é uma alternativa eficaz, segura e barata.

Atualmente, no mundo inteiro, os banhos de lama medicinal com finalidade terapêutica e estética estão na moda. A argila há séculos tem sido usada com propósitos cosméticos.
Médicos na Antigüidade, entre eles Galeno, fizeram menção da ação e eficácia da argila. Avicena (médico) registrou as virtudes da argila no Cânon de Medicina, no qual relata suas experiências.

Argila é um pó finíssimo, extraído de diversos tipos de rochas é moída em moinhos apropriados. Ela serve para múltiplas aplicações, inclusive para fins terapêuticos e máscaras faciais. Encontra-se nas cores branca, cinza, verde, negra, etc. A famosa lama negra entra na composição de xampus, cremes e sabonetes para a pele. A argila branca especial é rica em minerais e é utilizada em produtos com a finalidade clareante.

A qualidade das argilas - Devemos ter cuidado com sua origem; ela deve ser coletada em local livre de elementos contaminantes. Outro critério é a comercialização com misturas de corantes. Com a falsa informação de serem vulcânicas, também deve ser evitado seu uso interno.
A quantidade de lama varia de acordo com a extensão da área a ser aplicada. Por exemplo, para o rosto, a medida é 1 colher de sopa de argila; para a perna toda, a medida é de 200 g. A espessura usada é de um centímetro.

O tempo de uso varia, dependendo de cada caso: entre 25 minutos até uma hora. Pode ser usada quente, fria ou morna, misturada com chás de ervas ou tinturas, gelatina, colágeno, gel ou algas.
Pode ser aplicada todos os dias, uma vez por dia, dependendo de cada caso. A compressa ou máscara de lama deve ser retirada quando estiver totalmente seca. A lama de argila e ervas específicas devem ser preparadas para cada caso.

Fitogeo a lama da beleza - A foto ao lado é uma emulsão preparada de argila com um fitovegetal.
Atualmente, no mundo inteiro, o banho de lamas medicinais com finalidades estéticas vem sendo muito utilizado.
Há séculos a argila tem sido usada com propósitos cosméticos. Existem centenas de tipos argilas no Brasil, cada uma com proporções de elementos minerais, que variam dependendo da região de onde ela é extraída e com atuação maior ou menor na condição clínica ou estética a ser tratada.
As preferidas são as sulfurosas por conter o Enxofre considerado mineral da beleza e a bege mais rica em Silício chamado de mineral coluna por atuar na sustentação das fibras da pele.
Sua maior contribuição para a saúde da pele é como agente: descongestionante, cicatrizante, clareadora, emoliente, calmante, e a característica mais conhecida da argila é sua atividade na limpeza da pele.

A máscara ou cataplasma é um agente que ativa a circulação sangüínea e linfática, reduz a congestão e a inflamação, é muito eficaz para aliviar tensões, suavizar e relaxar os tecidos.

Nenhum comentário: