“Nada é. Tudo está.”

26/04/2010

Como funciona o nariz

O nariz é uma estrutura especial que possui duas funções: é responsável pelo sentido do olfato e também é a entrada do trato respiratório.

As células receptoras nervosas dentro do nariz são capazes de detectar odores que entram nas narinas e também transmitir sinais ao cérebro por meio do nervo olfativo. O sentido do olfato também aumenta o paladar. A capacidade de sentir cheiro é mais apurada do que a capacidade de degustar, com isto, quando uma gripe obstrui as passagens nasais a comida pode parecer sem sabor.

© istockphoto.com / Renata Osinska
Nos seres humanos, a capacidade de sentir cheiros é bem mais desenvolvida do que a de degustar os alimentos

Como parte do trato respiratório, o nariz umedece e aquece o ar que entra, filtrando ainda elementos desconhecidos.  Pequenas glândulas na superfície  segregam muco, uma substância viscosa que lubrifica as paredes nasais e a
 garganta. Esse muco umedece o ar que entra e retém bactérias,poeira e outras partículas.
Muitas bactérias são dissolvidas por substâncias químicas no muco ou transportadas até a entrada da garganta por meio de pequenas estruturas chamadas cílios, que são similares a fios de cabelo. Na garganta, a bactéria é engolida e morta pelos ácidos e outras substâncias químicas produzidas no estômago. Essa eficiente defesa protege o corpo contra bilhões de bactérias que continuamente entram no nariz.

Junto ao nariz há o sinus - cavidade repleta de ar com glândulas secretoras de muco localizadas dentro de certos ossos faciais. Existem quatro grupos: frontal, esfenoidal, etmoidal e maxilar.
 

Fonte: site http://saude.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário: