“Nada é. Tudo está.”

20/04/2010

Aromaterapia - Banhos Aromáticos e Escada Pés

As espumas de banhos higienizam, dão maciez e suavidade à pele, além de ampliar o prazer do banho comum através da ação psicológica das essências sobre o sistema nervoso que acontece mesmo se uma diminuta quantidade do óleo essencial for absorvida pela pele. O ideal é estarmos de posse de um banho aromático que já contenha o óleo essencial diluído em uma base saponácea, ou seja, já pronto para tomarmos banho.

O banho-espuma pode ser usado tanto em banheira quanto em chuveiro. No caso de chuveiro, o banho-espuma é dispensado sobre uma bucha vegetal usada para massagear o corpo enquanto se toma o banho.

Os escalda-pés são feitos com sais que já contém o óleo essencial. Os sais produzem um efeito sinérgico com os banhos aromáticos intensificando os efeitos relaxantes e potencializando seus efeitos terapêuticos. Entretanto, os sais com óleos essenciais podem também ser usados individualmente em escalda-pés para fazer relaxamento. Se ficarmos com os pés imersos em água quente dentro de um recepiente por pelo menos uns quinze minutos (enquanto assistimos a um programa de TV, por exemplo), o óleo irá migrar através da pele e cair na circulação sangüínea e nos vasos linfáticos. Isso irá propiciar os efeitos terapêuticos do óleo essencial, óleo este que veio misturado ao sal que diluímos na água para fazer o escalda-pés.

Nenhum comentário: